fbpx
tu voce

Tu ou Você?

Eu escrevo
Tu escreves
Ele / Ela escreve
Nós escrevemos
Vós escreveis
Eles escrevemvoce

 

Onde mesmo apareceu o “você” na conjugação dos verbos? Não, o “você” não está entre os pronomes pessoais retos pois é um pronome de tratamento. Pronome de tratamento? Sim, sabe quando nos referimos à rainha e dizemos “sua majestade”? Ou quando se chama um juiz de “sua excelência”? Da mesma forma a palavra “você” tem origem na expressão “vossa mercê” que antigamente era usada para referência à corte portuguesa, evoluiu para “vosmicê” até que chegou no “você” que a maior parte do Brasil usa nos dias atuais.

Entretanto, o pronome pessoal “tu” além de correto é o mais usado em especial no Rio Grande do Sul em Santa Catarina e em algumas cidades do interior do Paraná. Indubitavelmente, o “tu” reside muito mais no sul do país do que nas outras regiões. Outra razão para o uso mais frequente do “você” nacionalmente é sua sonoridade mais suave. Sim, o “tu” é muita svezes visto como um pronome pesado e assusta quem não está acostumado a ouvi-lo. O “você” pode parecer mais polido e formal do que o “tu”.

tu

Eu, devido à minha “nacionalidade gaúcha” (rindo sozinha!) normalmente me comunico utilizando o  “tu” e uso toda a sua conjugação difícil seja por escrito ou em conversas no dia a dia. Quando trabalho consultoria de Imagem Escrita ou com tradução de textos, procuro adequar o uso dos pronomes de acordo com a audiência em questão ou solicitação do cliente.

O que é verdadeiramente importante é que independente do pronome escolhido a tua comunicação seja coerente e congruente. Como assim? Bem, se tu escolheres o pronome pessoal reto “tu” para teus textos e discursos, deves prestar atenção na conjugação e forma de todos os verbos assim como na adequação dos pronomes possessivos. Ou seja, “tu vais” escrever “tua dissertação” agora ou depois?

tu voce

Já se sua escolha é pelo pronome de tratamento “você”, lembre-se que o mesmo utiliza a conjugação da terceira pessoa do singular “ele/ela” para os verbos e também seus pronomes de tratamento “seu(s), sua(s)”. Ou seja, “você vai” escrever “sua dissertação” agora ou depois?

Decida qual é a forma de falar que representa melhor a tua personalidade sendo coerente com quem tu és. E, sempre seja congruente em um mesmo texto. Pode haver situações em que a melhor opção de pronome seja diferente da tua forma habitual, isto não é problema. O grande problema é quando em um mesmo texto há mistura de pronomes e erros de conjugação.

portugues

Para quem tem dificuldades com as conjugações de verbos a escolha pelo “você” pode ser mais segura, pois é realmente mais fácil de conjugar. Ainda, em textos profissionais e que circulem nacionalmente o pronome de tratamento “você” poderá ser a melhor opção para facilitar a leitura e ampliar a audiência. É importante lembrar que nas regiões onde o “tu” é mais usado, o uso do “você” é facilmente aceito também. Claro que há sempre as pessoas que podem entender o “você” como relativamente pedante, assim como o “tu” pode parecer muito pesado.

Não deixe a tua escrita falar mal de ti, nem a sua escrita falar mal de você.

Conheça Brasilian – Consultoria de Imagem Escrita!

B for Brasilian

Share this post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Translate »